quinta-feira, 26 de junho de 2008

O meu sonho neste momento


Tim, upload feito originalmente por Tin Green.

By Bernardo

Esta foto apresenta o que sonho neste momento para mim. Uma vespa (podia bem ser azul) para dar uma volta descontraido.

Que bom...

O Porquê do Silêncio

Há momentos para se falar.
Há momentos para se ouvir.
Há momentos para se fazer.
Há momentos para se parar.
Há momentos para se ler.
Há momentos para se escrever.
A sabedoria é saber distinguir uns dos outros.

PS: Estou de baixa para a escrita.

terça-feira, 24 de junho de 2008

10 Regras para se Ser Humano

10 Regras para se Ser Humano

por Cherie Carter-Scott

1. Vais receber um corpo. Podes gostar dele ou odiá-lo, mas será teu durante toda a vida.

2. Vais aprender lições. Estás inscrito numa escola informal chamada "vida".

3. Não há erros, apenas lições. O crescimento é um processo de tentativa, erro, e experimentação. As experiências "falhadas" fazem tanto parte do processo quanto as experiências que "resultam".

4. As lições repetem-se até serem aprendidas. A lição será apresentada de diversas formas até a teres aprendido. Quando a aprenderes passas á lição seguinte.

5. O aprender lições nunca termina. Não há nenhuma parte da vida que não contenha lições. Se estás vivo, isso significa que ainda há lições para aprender.

6. Não há melhor lugar do que o "aqui". Quando o"ali" se torna "aqui", obténs um outro "ali" que vai sempre parecer melhor que o "aqui".

7. Os outros são apenas espelhos teus. Não podes amar ou odiar outra pessoa a não ser que esteja a reflectir algo que amas ou odeias sobre ti próprio.

8. O que fazes da tua vida só te diz respeito a ti. Tens todas as ferramentas e recursos que precisas. O que fazes com eles depende só de ti. A escolha é tua.

9. A resposta está em ti. A resposta para as questões da vida está em ti. Só precisas de olhar, ouvir e confiar.

10. Esquecerás tudo isto.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Jesus Cristo!


Desculpem a comparação, mas se eu tenho esta ideia, não a posso reprimir, somente posso tentar esclarecê-la, de maneira a dar-lhe uma forma mais aceitável para as entidades competentes.
Jesus Cristo é um ídolo, como Jim Morrison ou Kurt Cobain, mas por motivos diferentes; é um ídolo de uma legião imensa de fãs, de imensas idades e tempos, pois é um ídolo intemporal, adorado por imensas gerações. Aí está uma diferença entre Jesus e Kurt!
A Igreja é a instituição que gere esse clube de fãs, que se aproveita da imagem de outrém, neste caso de Jesus Cristo, para poder viver às suas custas.
O seminário é a escola dos fãs que, posteriormente, ganharão lucros desse tempo de aprendizagem, espalhando a imagem, a palavra e a pessoa que foi o Senhor.
O Padre Dehon ficou como exemplo para alguns seminaristas. Um “ídolo” de uma outra legião de fãs que se esqueceu que Jesus Cristo não admite outros ídolos e que, assim, estão a ir contra aquilo que pregam. Mas se Jesus diz que não se deve adorar a mais ninguém, não será prepotência a mais e não seria um erro?!
Se assim é, não tem importância eu adorar a Madonna ou o Figo, até porque eles também são seres humanos que acreditam em Deus e cujo percurso na vida é memorável.
A diferença está na interpretação de cada um!

Acredito numa força superior a nós. Não sei se inventou o mundo ou não, se é Jeová ou Jesus... Simplesmente, acredito que existe algo que parece inexplicável e por isso lhe chamamos religião, fé, misticismo, enfim, abstracção.
Se eu gosto de ler a Bíblia? Claro que gosto. Para mim, a Bíblia não é um livro de regras que sigo passo a passo, com medo de não ter lugar no céu. No meu ponto de vista, a Bíblia é uma história que ajuda o ser humano a encontrar-se consigo e com os outros. Mandamentos como: não matarás, não roubarás... São princípios lógicos para vivermos em comunidade.
O “Livro Sagrado” guarda dentro de si uma porção de filosofia, psicologia e sociologia. Não é um livro banal, mesmo para os ateus, pois podemos ir ao encontro dos nossos antepassados nas Sagradas Escrituras.
Sem dúvida que a religião faz parte da cultura ocidental e, por isso, contém grande parte da nossa história.

Ana Filipa Silva - 1997/1998