terça-feira, 26 de agosto de 2008

Autora do best-seller The Secret


Rhonda Byrne ( 1955- ) é uma escritora australiana de televisão e produtora, tornada famosa em todo o mundo graças ao seu best-seller The secret (O segredo, em língua portuguesa, que também deu origem ao filme-documentário homônimo The Secret (2006). Segundo a autora, podemos encontrar vários caminhos para o sucesso. No livro, podemos encontrar vários segredos para alcançarmos o que sempre desejamos: o segredo do dinheiro, o segredo das relações, o segredo da saúde, etc.
A autora integra-se ao chamado Movimento do Novo Pensamento, e também ao da Nova Era. Um dos princípios deste último é a lei da atração.
Em Portugal, o livro, publicado pela primeira vez em Junho de 2007, já vai na 4ª edição (saída em Agosto) tem tido também um enorme sucesso de vendas. Ela também foi produtora do filme Sensing Murder.[1]
De acordo com um artigo publicado no jornal Australia's Herald Sun,[2] Rhonda tem também trabalhado nas séries televisivas World's Greatest Commercials e Marry Me.
Em 2007, Byrne foi considerada pela revista Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.[3]
O sucesso da obra de Byrne nao deixa de ser preocupante, pois sua teoria apresenta teses no mínimo controversas e preconceituosas. Ela defende em seu livro que apenas 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula (página 6 do livro)no mundo porque "elas sabem O Segredo". Defende ainda que o acaso não existe e tudo é provocado por nossos pensamentos. Por exemplo: se você está em um avião e ele cai, seus pensamentos negativos foram os responsáveis pelo acidente. Diz também que o "como" é supérfluo, que querer muito algo é mais importante do que o trabalho para conquistá-lo.
Por outro lado, há quem acredite que o pensamento positivo leva a pessoa a possuir aquilo que deseja. Segundo o livro, isso ocorre porque quando você pensa em coisas boas, imediatamente você emite uma frequência para o Universo, que trará de volta para você coisas boas. O Universo trabalha para você. Tudo que você precisa fazer é pensar, pedir, acreditar e receber. O ato de receber é agir como se tivesse recebido, mesmo não tendo recebido. A autora apresenta vários testemunhos de que The Secret - O Segredo realmente funciona. Há quem acredita que, devido o fato de alguém pensar continuamente em algo, inconscientemente ela vai lutar por este algo e este algo virá até ela, seja bom ou ruim.
Quem quiser ter outra visão do mesmo tema, deve ler também o livro do professor Philip Hill, Verdades e Mentiras sobre a Lei da Atração, que discute todos os aspectos polêmicos da obra da produtora australiana. O norte-americano Hill não nega a força do pensamento positivo, mas restringe sua ação ao limite do conhecimento científico, rejeitando o exagerado esoterismo de Byrne.


Wikipédia


Visite a página oficial do Segredo em http://thesecret.tv/.