segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Eu mesmo como um outro

Foi há alguns dias atrás (ou terá sido há uns anos) estavamos sentados na aula de Ética da Comunicação. Eu, o meu amigo M e o Professor José Rosa estavamos com alguns colegas a debater a paixão que a todos nos envolvia: a comunicação, a relação e a ética que as duas nos exigem.
O meu amigo M disse algo e num tom alegre de desafio o professor José Rosa disse: - M. tu devias era estudar Filosofia.
Olhei para o meu amigo com um sorriso de concordância, mas nesse instante apenas vi no seu olhar o temor de quem recebe uma proposta a que não pode virar as costas, que o empurra serenamente no sentido do seu próprio destino (e será ele mesmo nosso?).
Fizemos o nosso percurso conjunto até ao fim da Licenciatura e depois ele foi para a "sua" Filosofia.
Na passada sexta feira, o M defendeu a sua tese de Mestrado.
Foi o culminar alegre e brilhante de uma jornada que acompanhei.
Mereceu todos os elogios que recebeu e os desafios e propostas que lhe apresentaram.
Eu fico com o carinho de quem o respeita e admira nas sua qualidades de académico, de "filósofo", de "interroguista" e acima de tudo amigo e ser humano.

Ficaram no ar tantas coisas bonitas que poderia deixar aqui escritas, mas escolhi algumas frases que vos deixo como convite para a reflexão de cada um:
- "O 'nós' é a palavra feliz."
- "O 'nós' é a agente da legitimação."
- "O 'nós' é o quem de direito."

Mas acima de tudo: "É preciso ousar a ousar."

5 comentários:

  1. Muito Parabéns ao amigo M por ter ousado a ousar. O sucesso é com toda a certeza merecido.

    ResponderEliminar
  2. Como eu entendo o M... A mim, há muitos anos disseram-me que o meu futuro era a informática, teimei em seguir apenas o coração e lá fui eu para turismo... o coração nem sempre tem razão! Agora passados 5 anos e meio da conclusão do meu curso do coração, vou ousar a ousar, sem medos e com muita força... Quero ser mais um M, e ter tudo aquilo que mereço ;)
    O nosso país merece muitos M's e dar oportunidades a todos aqueles que arriscam...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. e tiraram logo o melhor comentário...

    ResponderEliminar
  5. Olá Anónimo. Apenas removi o teu comentário, porque achei que algo da qualidade literária do teu comentário, merecia um nome identificável e não essa secreta e minimalista condição de anónimo.

    Sou a favor da liberdade de expressão com responsabilidade.

    ResponderEliminar