sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

Já somos 1000


Quando comecei a fazer este blog, logo desde os primeiros posts, um dos meus amigos perguntava-me: "Qual a razão para teres criado este blog? Já pensaste nisso? Para que serve?"

Na altura não me apeteceu estar a fazer uma análise sobre a razão de ser de um blog: porque escrevemos, porque o tornamos público, e porque escolhemos os conteúdos que escolhemos.

Fui só avançando com o meu blog, escrevendo alguns textos mais personalizados, usando por vezes o humor para alegrar o espírito, discutindo temas sociais, mais ou menos interessantes. No fundo dando movimento e alimento a este projecto com a força típica daqueles projectos que, quando começam, nos viciam, nos deliciam, nos enchem de esperança e de sonhos.

Mas acho que agora que já passaram mais de 1000 visitas pelo meu blogzito chegou a altura de vos oferecer a minha reflexão sobre a razão de ser deste “Bom Tempo no Canal”.

Um blog, na minha opinião, seja público ou privado, serve dois propósitos: a vontade de escrever, e a vontade de se ser lido. Não se pode negar a força do ego. Se realmente não quiséssemos que nos lessem, que descobrissem o que escrevemos, então usávamos o word e guardávamos os documentos numa pastinha chamada "Confissões de um pré-adulto ou um pós-adolescente".

Se vimos aqui à Internet, procurar um espaço, dar-lhe forma e preenchê-lo è porque necessitamos dessa atenção. Porque a procuramos. E por isso, caríssimo leitor, é importante para mim, que me leia, que me comente, que me dê a sua opinião.

No entanto, para além dessas razões comuns a todos os que usam e escrevem para um blog, tenho as minhas razões próprias, que são também interligadas com a forma deste recurso tecnológico.

Acho que tenho algo a dizer, uma opinião e um sentido sobre as coisas, que foge, por vezes mais, por vezes menos, da visão geral e comum que a sociedade tem sobre esses mesmos temas. E no fundo gosto de questionar, de levantar dúvidas, que me ajudem a pensar, e que também ajudem os outros. Julgo que esse é o maior desafio do meu blog e das coisas que escrevo. Ser capaz de vos tocar, de vos fazer sentir e pensar. Procurar encontrar outras coisas que vão para lá do evidente, ou que me ajudem a ver para além do que fui capaz.

O blog não é propriamente um espaço de diálogo de minorias, ou de criativos, de indivíduos ou organizações. Um blog é um espaço de expressão quase plástica daquilo que somos e representamos.

Nesse sentido este blog também é muito "eu". Coisas melhores, coisas piores, silêncios e expressões. Milhares de momentos diferentes que me caracterizam como pessoa complexa e diversificada que sou.

E por isso convido-vos, como tantas vezes o fiz, a olharem para este espaço, para estes textos e deixarem aqui a vossa marca. A vossa esperança, a vossa alegria, a vossa dúvida são-me valiosas. Não somos nada sem os outros.

"If life gives you rags, make quilts", mas na realidade, muitas vezes são os outros, esse mundo maravilhoso que nos rodeia, que nos dá o fio e a agulha para cozer esses trapos.

Obrigado e já agora FELIZ NATAL!

5 comentários:

  1. Gostei muito deste "post" Bernardo. Considero-o um dos melhores que escreveste. Num certo sentido, não há resposta definitiva para a pergunta sobre as nossas intenções e motivações, nem a certeza de que sejamos os mais capacitados para lhe responder. Foi por isso provocadora a pergunta. Mas a tua resposta também. Respondeste à questão de forma genérica, sem entrares nos labirintos da tua psique, lançando simultaneamente o repto aos outros para que respondessem também. Da minha parte, estou de acordo contigo. Creio que há aqui uma interpelação ao outro, que certamente nos enriquece. Como diria Francis Jacques, a mensagem é como a alegria, aumenta quando é partilhada.

    ResponderEliminar
  2. Finalmente voltaste em forma de árvore de Natal.
    Desde a tua mudança, andei todos os dias a cumprir um ritual diário, próprio de alguém com tempo - o de procurar as tuas histórias no blog de sempre.
    Notei só hoje um regresso.
    E notei também que poderás ter recomeçado uma nova fase da tua escrita.
    Às vezes perdemos algum do entusiasmo inicial com as coisas que já não são iniciais.
    Mas não faz mal.
    Hás-de voltar aos dias gloriosos do tempo do canal...do bom tempo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo Bernardo!Assim que li alguns posts do teu blog, percebi a tua personalidade inscrita naquelas palavras e a partir daí comecei a frenquntá-lo, mais a partir daí criei o meu blog e também uma ctítica parecida. Perguntaram-me se eu não tinha amigos com quem falar:):)....
    Seja muito bem vindo este meio de comunicação, com ele tive a hipotese de ver o André, o filho da Vanessa!

    Abraço

    Rui Felizardo

    ResponderEliminar
  4. Destino, talvez!

    Vim aqui parar sem saber como, acho que "Bom tempo no canal" é um nome sugestivo, resolvi entrar, ler, e escrever umas palavras para aliviar a alma.
    Estes minutos de paz interior em que escrevemos o que nos vem á cabeça sem a preocupação de sermos censurados é muito boa.
    Obrigada e até breve!

    ResponderEliminar
  5. Sê bem vinda Ana, alegria e bem estar, bem como um pouco de reflexão ficam sempre bem. E és muito bem vinda.

    ResponderEliminar