terça-feira, 24 de março de 2009

Repetições e silêncios


SILENCIO | brezza
Upload feito originalmente por luiza p.
Hoje acordei remetido a este tema sempre tão variado e abundante.

Aliás dizia logo de manhã no Twitter: "Bom dia gente do mundo - hoje estou a reflectir sobre as repetições e os silêncios"

Sempre me preocupei em ouvir com atenção o que me dizem, particularmente nas circunstâncias em que sinto que o que me dizem é relevante. Claro que para todas as regras há excepções e tenho pessoas queridas que já questionaram a minha atenção em momentos que lhes era particularmente pertinente a minha atenção. Mas acho poder dizer que sou atento ao sentimento e à sua expressão. Procuro nas palavras dos outros o que lhes vai na alma.

E deste ritual relacional sobressaem duas questões curiosas que quis partilhar convosco hoje:

- Existe em mim uma certa irritação com o barulho. Quando quero perceber e não posso. Quando quero ouvir e não consigo. O barulho incomoda-me. E no meio dessa dicotomia ouvir/não ouvir tenho dificuldade em explicar ao outro que aquele lugar e aquele momento não me permitem a atenção que pretendia. Deveria provavelmente ter a coragem de dizer: agora ou aqui não, mas não me é fácil recusar.

- Outra dificuldade é com as repetições. Como tento colocar a minha atenção no que me dizem, tenho dificuldade em entender porque algumas pessoas necessitam de repetir-me o mesmo que já me disseram em outra altura. E nesses momentos, a relação que tenho com as pessoas, cria um buffer variável de acordo com a importância dessa pessoa na minha vida. Mas há pessoas que exageram. Que no mesmo dia me dizem sete vezes o mesmo. E isso incomoda-me.

Mas porquê Bernardo? Numa primeira fase, reflecti que sentia isso como uma falta de respeito. Como se ao dizerem mais de uma vez qualquer coisa estariam a presumir que não tinha ouvido o que me disseram, ou que não lhes dei as oportunidades que precisavam.

Mas agora presumo que tem mais a ver comigo do que com eles. Provavelmente, realmente não "ouvi". Se calhar havia algo para perceber que não percebi. Ou algo para aceitar que não aceitei.

Isto das relações é muito misterioso.

Ou então não...

3 comentários:

  1. Bom, acredito que todos são um pouco repetitivos mesmo. Eu mesma sempre reclamo do calor para vc e não há nada que você possa fazer, a não ser ouvir hahaha! Acho que você está se atribuindo mais poder do que tem, nesse caso. Nem sempre vc poderá ajudar... Não queira nunca que pessoas ou coisas sejam diferentes do que são. A gente não tem poder para mudar nada, a não ser nós mesmos! E tenha tolerância, muita tolerância! hehehe

    ResponderEliminar
  2. Esqueci de dizer que hoje estou num dia de silêncio! hahaha
    p.s.: tá frio e chuvoso aqui \o/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por me ouvires e ultimamente "leres" muito mais do que ouvir. Gosto da tua partilha estruturada acerca de um "coisa banal" que incomoda e fortalece muitas relações. Boas reflexões!

    ResponderEliminar