sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Realismo

Não sou apreciador do realismo. Não me refiro à corrente literária, mas àquele realismo ao qual as pessoas se agarram:"De um modo realista, tal e tal. Sejamos realistas, é preciso bla bla bla. Não nos acusem de falta de realismo..."

Não gosto! Acho que o realismo foi algo inventado pelos pessimistas deste mundo para se justificarem, para explicarem as suas posições ou para se desculparem quando as coisas correm mal.

Não gosto! Não aprecio essa forma calculista como analisam as situações, como escolhem estratégias ou posicionamentos. Claro que existe sempre um fundo racional e concreto a cada decisão que tomamos (ou é ideal que assim seja). Claro que a razão pode ser boa conselheira.

Não gosto! Porque tantas e tantas vezes o realismo acaba por pesar. Por desiludir, por deixar as escolhas meio abandonadas, já antes de iniciarmos os trajectos. Se não estamos convencidos, se realisticamente pode correr mal, então as forças faltam-nos, o amor e a vontade para o fazer.

Acho que o resultado final não depende só de nós. O meu amigo Data ( Star-Trek: Next Generation) recebe um conselho muito sensato do seu Comandante Jean-Luc Picard: “Às vezes podemos fazer tudo bem e mesmo assim não conseguir o que pretendemos!”

E para quem acredita nisso, que se convence que não basta só o que fazemos, que há muitas equações neste cosmo complexo, não poderá deixar de concordar que, se acreditar, se for convicto e cheio de esperança, se for bem disposto e alegre, pode não conseguir, mas de certeza que se diverte muito mais ao longo do caminho. E nem precisa de ser realista.

3 comentários:

  1. É evidente que o realismo de que falas e que contestas, como tu próprio referes, não é o Realismo literário, nem o filosófico acrescento, mas “aquele realismo ao qual as pessoas se agarram”. Num certo sentido, acusamos alguém de ser realista quando cremos que não vê, nem espera nada para além daquilo que os seus olhos vêem, por vezes de forma muito calculista e interessada. Curiosamente, o sentido filosófico do Realismo é outro e, porventura, oposto àquele. Cito directamente da Enc. Logos o verbete dedicado ao R.:

    “Enquanto o idealismo afirma que todo o ser é posto pelo pensamento e que toda realidade se reduz a perceber ou a ser percebida, o R. reconhece a existência de realidades absolutas independentemente do facto de serem ou não conhecidas.”

    “Claro que a razão pode ser boa conselheira”, dizes. Diria mesmo que ela é a nossa melhor amiga, pois é ela que nos sussurra aos ouvidos os seus limites e nos convida a olhar para o Alto….

    Grande abraço,

    Le Franquet

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente... com o último parágrafo! Tudo o que aí referes não é incompatível com o realismo. Parece-me é que para ti realismo é sinónimo de pessimismo e isso meu amigo....é sintoma de realismo também!!;)

    ResponderEliminar
  3. Quem lê Paulo Coelho, ou quem delira com o que ele diz e acaba por se envolver e rever nas suas historias, diria que o realismo é aquilo que matou o entusiasmo...



    Esse amor supremo e quase infantil por aquilo que desejamos... Se calhar temos um passado e um futuro que nos prende a essas ideias escuras... Sim porque se há cor para definir realismo ela é o Cinzento... E depois podemos ser realistas antracite (absolutamente impedidos de sonhar e perspectivar algo surrealista) depois temo o realista cinza-rato (esconde-se atras desse palavrão para impedir de cair na desgraça de Ícaro... sonhar demasiado alto e estatelar-se no chão). Podemos encontrar as mais variadas tonalidades de cinza nos realistas...



    Mas o problema é que o realismo pode ser contagioso e contagiado... O piolho do Pessimismo anda sempre a ver se agarra ao pelo do realismo...

    E em Portugal sofremos de uma epidemia de piolhos e lêndeas. Alimentados pela nossa tão querida televisão.





    Quem nunca teve uma vontade suprema de chorar ao ver os noticiários? E falo particularmente do da TVI que é o mais melodramático que conheço – Apesar de as outras estações estarem a ficar muito semelhantes...



    E vamos ser realistas... Porquê??? Para quê? Por alma de quem? Quem mandou?



    Vemos todos os dias realidades realísticas diferentes... A velha historia do “Olha a frei Tomás, olha ao que ele diz, não olhes ao que ele faz”!!! – Portugueses temos de apertar o cinto!!! No entanto, vamos construir o TGV que vai dar novo fôlego á nossa economia!! Entretanto continuamos a chamar meios aéreos europeus para nos acudirem nas horas de aflição!!!



    E digo isto só para citar alguns exemplos sem querer entrar na politiquice. Sim, porque isso é o que fazemos de melhor por cá: “Politicar”



    Alguém se lembrar daquela celebre frase que não saia das bocas portuguesas até alguns anos??? “Eles não sabem nem sonham que o mundo é uma bola colorida... O sonho comanda a vida”!!



    Um conselho:

    Sejam irrealistas pela vossa saúde mental!!! Pintem as vossas paredes de alegria, sorrisos e entusiasmem-se todos os dias com o Por do Sol...



    Um favor:

    Sejam felizes!!!

    ResponderEliminar