segunda-feira, 24 de março de 2008

Bernardo, o Jardineiro

por Bernardo Ramirez

Há uns dias atrás debatia animadamente as diferentes dimensões do que faço na vida. E como me sentia um pouco perdido. Perdido não no que sonho fazer, mas na necessidade complicada e complexa de me caracterizar no que faço.

No trabalho que faço de dia, o qual dedico oito horas, é claro de onde venho e para onde vou. Mas mais importante ainda, é claro a legitimidade social para o que faço: tenho um currículo. E se alguém quiser saber eu posso mostrar. Por A mais B.

Mas a minha profissão e vocação é outra. Uma que pratico no fim de semana e aos fins da tarde. Por enquanto apenas... Esse sou eu, o meu ser, a minha verdade, o meu chamamento.

Mas para este trabalho não tenho currículo. Não estudei numa universidade, nem tenho documentos oficiais. Neste trabalho tenho a minha vontade e o meu desejo. Sinto-me como um Jardineiro. Profundamente Jardineiro. Mas isso não se escreve num CV, nem se apresenta numa biografia. Porquê? (perguntou-me a V.A. com muita leveza) Não lhe soube responder.

Mas é isso que sou. Ainda meio envergonhado e timidamente. Mas sou. Sou um Jardineiro. Do meu jardim, da minha vida.

Agora só falta colocar isto no meu currículo.

5 comentários:

  1. Tenho a certeza que não precisas nem vais precisar de comprovativos oficiais do excelente Jardineiro que és. Não vais precisar de currículo para afirmares o teu saber. Vai bastar pegares nas flores do Jardim para se saber que tipo de Jardineiro és tu! Vai bastar ouvir-te falar do te Jardim, para saber que jardineiro és tu!
    Gostava que o teu Eu fosse as tuas oito horas! Mais todas aquelas que quisesses dedicar...

    ResponderEliminar
  2. Durante toda a vida alguns de nós somos jardineiros:plantamos, regamos,podamos, olhamos,esperamos que o sol venha e que a lua brilhe e que as plantas cresçam e as flores floresçam e não apareçam piolhos ou lesmas
    . Mas ,para tal, pouco dependemos dos outros. O trabalho, o amor e o afinco são só nossos. O teu trabalho de jardinagem é muito mais complexo e estás ,por enquanto, a limpar o terreno que pretendes cultivar. E tens de pensar sempre nas estações do ano.Era bom se houvesse um "Borda d`Agua", mas não há...

    ResponderEliminar
  3. "Mas a minha profissão e vocação é outra. Uma que pratico no fim de semana e aos fins da tarde. Por enquanto apenas... Esse sou eu, o meu ser, a minha verdade, o meu chamamento."

    Desde pequenos que aprendemos que, o que é importante para sermos "Alguém", é ter um curso superior, ter um bom CV, ter um óptimo emprego... Ganhamos muito dinheiro, tratam-nos por "Dr.", somos VIPs (very important persons) onde quer que vamos mas... ao poucos, começamos a descobrir que isso não nos traz felicidade... que é tudo tão superficial! Sentimos que queremos ir mais além... para dentro de nós! E despertamos, aos poucos e poucos, deste sono profundo!

    Fico muito feliz por saber que descobriste o teu Jardim. Não tens de ter vergonha por assumires que tens um valioso Jardim. E não é preciso papel algum para confirmar a autenticidade do teu Jardim. Ele é teu, está dentro do teu coração e é lindo... E nele plantarás as mais belas sementes de Amor!

    Beijinhos cheios de Amor, Paz e Luz!

    ResponderEliminar
  4. Belo Post este Bernardo!Belo post!
    Tudo o que faz parte da nossa vida tridimensional humana não tem valor na essência. É tudo ilusão! Os humanos aqui na Terra, funcionam ao contrário, por armadilhas do ego/medo, e tomam a verdade por ilusão e a ilusão por verdade. Verdadeiro é o que sentimos no coração. Verdadeiro é que tudo é Amor, tudo é a Fonte que Tudo É! E essa vibração está no chakra cardíaco, na câmara secreta do coração. Tudo o que existe É o Criador, nada mais há para além disso! És um jardineiro no jardim do Criador e isso é o que verdadeiramente conta nesta nossa efémera passagem pelo planeta do livre-arbítrio.Somos todos jardineiros do Amor. Plantemos as sementes da ascensão humana e planetária!

    Abraços,

    Starseed

    ResponderEliminar
  5. A todos um obrigado sincero. E em particular ao Starseed pelo seu primeiro comentário, e por sentir que estamos em sintonia. Obrigado

    ResponderEliminar