quinta-feira, 20 de março de 2008

O Puzzle dos Livros


Era uma vez uma menina que brincava com os livros. Dizia serem como peças de puzzle.
Leu primeiro O Fio da Navalha em que aprendeu muito sobre a sociedade americana dos finais do século XIX e início do século XX . Tanto que deixou quase todas as páginas do livro riscadas. Considerou-o uma bíblia de relações sociais. Quando o acabou sentiu-se perdida. Tinha de encontrar a peça que encaixava com aquele que deixava para trás.
Da sua estante retirou uma outra obra. Essa já a tinha tentado encaixar anteriormente no puzzle dos livros, mas não conseguiu, pois não encontrava a posição devida ou não correspondia à forma. Deu início à sua leitura. Pareceu-lhe um pouco maçadora, no entanto esforçou-se por não dificultar o jogo e, então, apercebeu-se da importância daquela peça. Aos poucos ia encontrando semelhanças com a anterior e era divertido ver que não era tudo mera ficção, porque se o fosse não se repetiria por mão de autores tão diferentes.
por Ana Filipa Silva

1 comentário:

  1. Eu diria que há o puzzle da vida. Que é a forma como nos encantamos com o fluxo, com esse movimento divino, que nos puxa, que nos solta, que nos leva e que nos embrulha.

    Um evento a seguir ao outro.

    ResponderEliminar